TH-EC/LO
Flexibilidade Modular
(Não disponível nos EUA ou Canadá)

O sistema de Controle remoto TH-EC/LO é o primeiro controle remoto no mundo que foi especificamente projetado para ser fiel aos regulamentos Europeus (EN 50239) de segurança para locomotivas. O conceito modular, com múltiplas opções, provê uma plataforma versátil que pode ser personalizada para muitas aplicações. Ao mesmo tempo, o potencial para acidentes é reduzido através de melhoramentos nos recursos de segurança.

O TH-EC/LO é o resultado de um esforço de projeto de software e hardware que incorpora a tecnologia exigida pelos regulamentos Europeus mais atualizados, especialmente EN 50126, EN 50128, EN 50129 tanto quanto as exigências do VDV 201. Este fato garante a operação segura de uma locomotiva controlada remotamente e provê uma ferramenta importante para o melhoramento da praticabilidade econômica de uma operação eficiente de manobra.

O sistema é apropriado para todos os tipos de locomotivas e cumpre as exigências mais altas da classe de risco AK6 (DIN v 1925) e os níveis IL3 (EN 50128), SIL3 (EN 50129) e SIL3 (IEC 1508) para estas aplicações.

O TH-EC/LO tem um design modular que pode ser modificado e expandido para manejar tarefas adicionais. Freqüentemente faz sentido, por exemplo, controlar trens muito longos não somente com um único transmissor, mas com dois transmissores numa operação de transferência entre os operadores (pitch and catch operation). Esta possibilidade reduz a necessidade dos operadores terem que andar distâncias longas enquanto fazem manobras em trens longos, fazendo, assim, a tarefa se tornar mais segura e mais fácil. Uma outra opção permite que dispositivos elétricos de chaveamento sejam operados remotamente.

Ambas as partes eletrônicas do transmissor e do receptor incluem um sistema moderno de micro processador duplo. A Cattron-Theimeg usa tecnologia patenteada para permitir que sistemas múltiplos operem na mesma freqüência de rádio. Este fato permite que o sistema seja usado em todas as aplicações, para usuários múltiplos, a despeito do número constantemente decrescente de freqüências disponíveis. O sistema Cattron-Theimeg de uso múltiplo permite que um número de sistemas operem independentemente dentro de uma área comum.

Um plugue de configuração no transmissor e no receptor é usado para adaptar o sistema para cada locomotiva ou aplicação específica. Este fato simplifica e acelera o serviço e também reduz a necessidade de estoque de peças sobressalentes, especialmente quando uma variedade de locomotivas é operada pelo mesmo cliente.

 

Transmissor

Dois tipos básicos de caixas de transmissores estão disponíveis. A primeira versão usa o bem conhecido joystick x-y. Os comandos do freio e do acelerador são ativados através de movimentar o joystick na direção apropriada. A segunda versão usa um controle por alavanca, até cinco controles de acelerador/freio estão incluídos numa faixa de controle. A primeira e a última etapa podem ser seletivamente configuradas como etapas momentâneas ou fixas.

Ambos os transmissores são leves e têm um design confortável e são projetados usando as técnicas ergonômicas mais atualizadas. Os controles são rebaixados de modo a evitar uma ativação não intencional de comandos. Uma vez que os controles das funções principais são localizados no centro do transmissor, o operador pode usar qualquer mão para dirigir a locomotiva confortavelmente. Uma chave integrada de inclinação provê um alarme de “homem caído” se o transmissor for inclinado por um período de tempo. LEDs opcionais podem prover realimentação do Receptor para verificar que certos comandos tenham sido executados.

Cada sistema é entregue com um suporte peitoral, feito de material resistente ao tempo, que tem alças facilmente ajustáveis com desconexões rápidas. Este suporte, projetado especificamente para esta aplicação, tem ajuste para se amoldar ao corpo para o máximo de conforto. O transmissor, com a sua frente levemente curvada, permite ao operador ocupar um mínimo de espaço, especialmente entre vagões, durante as operações de acoplamento e desacoplamento. O transmissor simplesmente é encaixado no suporte e afixado com um gancho. Este fato o mantém seguro no suporte independentemente de qualquer ação que esteja sendo efetuada.

 

O Receptor

Duas versões básicas do receptor estão disponíveis. Na primeira, a parte eletrônica está contida em uma caixa de alumínio que tem a classe de proteção IP 65. Na segunda versão, a parte eletrônica está alojada num rack de 48,3 cm

Ambas as versões têm um design modular que usa placas de circuito de encaixe para permitir acesso fácil e uma substituição rápida de componentes danificados. Em ambas as versões, a interface do receptor está conectada via fiação a um conector múlti-contato de desconexão rápida. O rack de montagem das placas de circuito de encaixe em ambas as versões pode ser girado para acesso fácil e manutenção.

Todos os comandos recebidos e o status do sistema podem ser lidos num campo de display de LEDs e dois displays de LEDs de 7 segmentos que são visíveis externamente. Este fato dá ao operador da locomotiva ou a um técnico de manutenção o status de todas as funções a qualquer hora.

Especificações Técnicas

Faixa de Freqüência:

405 - 480 MHz (banda de 70 cm)

Uso Múltiplo de uma única Freqüência:

Tast (Padrão)
Mix (Opção)
Vario (Opção)

Modulação:

FM (Modulação por Freqüência)

Separação de Canais:

20/25 kHz (12,5 kHz opcional)

RF Transmitida:

300 mW à 50 Ohm (Padrão)

Sensibilidade do Receptor:

< 1 µVolt

Taxa de Transmissão:

4.800 bits/segundo / transmissão RF

Tempo de Resposta:

aproximadamente 50 ms (típico)

Detecção de Erros:

Redundância diversa no hardware

Estrutura de Mensagem:

PPM, HDB3, VWC

Segurança de Mensagem:

CRC (Cyclic Redundancy Check-Verificação Cíclica de Redundância)

Codificação de Endereço:

16 bits

Temperatura de Operação:

-20 bis +60°C

Classe de Proteção:

IP65

Peso do Transmissor:

aproximadamente 1,9 kg dependendo do modelo

Dimensões do Receptor:
Tipo 1:
Tipo 2:


600 x 250 x 120 mm (C x L x A)
Rack de 48,3 cm , 3 níveis

Saída de Comandos:

Saída paralela de relé (Padrão)
acoplamento óptico paralelo (Opção)
serial (Opção)

Intertravamentos de Saída:

Disponíveis para todos os tipos de locomotivas

Monitor de Equipe:

Interruptor de inclinação, alarme de equipe (homem caído)

Certificações:

Aprovação EBA e PTT em quase todos os países Europeus e muitos outros países no mundo

 

Copyright© 1997 CATTRON-THEIMEG™. All Rights Reserved. US